segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O DIA DO DESCANSO. Publicado no Jornal Biguaçu em Foco em 06/02/2009

O DIA DO DESCANSO

 “E havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito” Gênesis 2:2

 O descanso é elementar e fundamental. Sua importância, cientificamente comprovada, nos aponta não apenas a necessidade como também a obrigatoriedade que todos, homens e mulheres, têm de usufruir deste bem.

Encontramos no quarto, dos dez mandamentos dados por Deus a Moisés no monte Sinai, a reafirmação daquilo que anteriormente já havia sido consignado: a guarda de um dia para o descanso.

O vocábulo sábado, na Bíblia Sagrada, tem origem na palavra hebraica Shabbath, que significa repouso e descanso. Muito embora este vocábulo seja usado em nossa língua para significar o sétimo dia da semana, em outros idiomas encontramos significados diferentes como no alemão sonnabend (véspera do sol) ou no francês samedi (dia de saturno), donde se vê que não existe um dia específico para se descansar.

Por mandado divino o dia do descanso foi estabelecido para que o homem pudesse dele usufruir. Na verdade, este dia é aquele em que reservamos tempo para aliviar a carga diária junto de nossos familiares e também para adorarmos a Deus.

 Jesus deixa bem claro no evangelho de Marcos 2:27 “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”, reafirmando o ensino de que o homem tem este dia para o pleno sossego e adoração a Deus.

A revista Saúde é Vital do mês de janeiro de 2009 trouxe o resultado de um estudo recentemente realizado nos Estados Unidos com 92 mil mulheres. Neste estudo observou-se que mulheres numa faixa etária entre 50 e 79 anos que freqüentavam reuniões religiosas, apresentaram uma tendência a viver mais.

Isto porque, ao buscarem uma vida religiosa mais profunda, deixaram de lado determinados tipos de vícios e comportamentos prejudiciais a saúde, o que aumentava a sua expectativa de vida em 20%. Vê-se então que o descanso associado à busca de uma vida de fé aumenta certamente a qualidade e a expectativa de vida de uma pessoa.

Antônio Vieira afirmou certa feita que “A razão por que não achamos o descanso é porque o buscamos onde não está”, ou seja, toda a fonte de descanso de que necessitamos em nossa vida está em Deus.

Descansar é indispensável ao equilíbrio do ser humano. Seu exercício torna melhores as relações entre as pessoas, repele as intempestividades, fazendo com que homens e mulheres dêem mais valor à vida.

Ao instituir o Shabbath (descanso), sabiamente, Deus providenciou que o homem reservasse um tempo para a tranqüilidade encontrando assim tempo para adorá-lo.

Assim, não abra mão do seu descanso. Reserve tempo para fazer as coisas que mais gosta e que entre elas esteja a busca incessante da presença de Deus, afinal Ele é quem nos presenteou com o Dia Do Descanso.

Fique em Paz!

Um comentário:

Pauline Evelaine disse...

Gostei muito do seu questionamento sobre o sábado...
Eu guardo o sábado, dia este instituído por Deus para nosso descanso...

Dizem que por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO, o sábado é considerado o sexto dia da semana e o domingo o último...
Gostaria que vc fizesse uma abordagem sobre este assunto... citando que foi o homem que mudou o domingo para último dia da semana, mas que Deus, na BÍBLIA, santificou, abençoou e descansou o dia de sábado, e que esta é o verdadeiro sétimo dia da semana.

Fique com Deus!!!

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...