segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tão perto, tão longe.

A vida é assim mesmo. Às vezes estamos tão próximos de conseguirmos determinadas coisas, às vezes estamos tão longe delas. Durante toda a nossa existência haveremos de viver com este, por vezes incompreensível, fato de estarmos tão perto e tão longe.
Na ultima semana estive no cinema assistindo o terceiro filme da série As Crônicas de Nárnia – A viagem do peregrino da Alvorada, baseado na clássica obra de C.S.Lewis. Um filme com mensagem nitidamente cristã e que tem como figura central o grande leão Aslan, que fica evidenciado ser o próprio Jesus. Uma das cenas que mais me chamou a atenção é quando os viajantes (personagens) do filme estão próximos do País de Aslan, na verdade uma menção a Jerusalém celestial. Eles estão separados deste país por um grande muro de águas que os impede de passar. Conhecer aquele país é o grande sonho dos habitantes de Nárnia, mas todos os que foram não voltaram para dizer como é por lá.
Esta cena trouxe-me o pensamento de que a plenitude da vida espiritual é assim. Estamos sempre próximos a alcançá-la, no entanto, por um pouco não conseguimos chegar lá. Esperamos por ver nossas lutas se acabarem, nossos problemas serem resolvidos e sentirmos a sensação de que agora tudo está tranquilo, mas infelizmente não é assim. Nossos dias podem ser mais pesados do que gostaríamos que fossem. E a luta contra o pecado pode ser mais difícil do que imaginamos. Esta é a nossa caminhada. Uma marcha muitas vezes descontínua e pesada, mas que não há como fugir e temos que enfrentá-la ainda que muitas vezes nos pareça ser insuportável ir em frente.
O livro de Hebreus 12:1 nos fala do “pecado que tenazmente nos assedia”, quer dizer, daquilo que está incansavelmente diante de nós tentando desviar nossa atenção. Jesus alertou-nos para o fato de que devemos vigiar e orar, para que não entremos em tentação; “o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” - (Mc. 14:38). É neste ponto que podemos observar o quanto estamos tão próximos e o quanto ainda estamos tão longe de nos aproximarmos da “medida da estatura da plenitude de Cristo” Efésios 4:13.
Nossa jornada espiritual ainda continua em meio a este turbilhão de coisas a serem feitas. Pecados a serem deixados, virtudes a serem aperfeiçoadas, e a fé, que ocupando o nosso coração certamente nos trará toda a “sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo Jesus” – Efésios 1:3.
Dos viajantes do filme de Nárnia, apenas um entrou no País de Aslan, pois estava preparado e sua missão cumprida. Assim somos nós, hoje vemos a plenitude da vida espiritual como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o nosso conhecimento é imperfeito, mas depois conheceremos perfeitamente, assim como somos conhecidos por Deus - 1 Coríntios 13:12. Esperemos confiadamente em paz!
Matheus Felipe Santiago

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...