quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

AS DORES DA TERRA. Por Matheus Santiago

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22

Antoine de Saint-Exupéry, certa feita afirmou que “A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste”. No atual momento que vivemos no estado de Santa Catarina não poderíamos pensar diferente, nem tampouco discordar desta citação.

As cenas têm acompanhado nossas mentes a toda hora. Por onde passamos nossos olhos e ouvidos vêem e ouvem nos jornais, na TV e na internet ou mesmo ao vivo, os flashes daquela que certamente tem sido a maior catástrofe da história de Santa Catarina.

As mensagens de solidariedade e consolo vêm de vários lugares do Brasil e do mundo. Desconhecidos (as) mostram-se cada vez mais voluntários e pessoas de todas as partes se mobilizam no sentido de minimizar as dores da perda, da separação e da ausência.

Não tenho dúvidas, tudo isso vai passar, já foi dito isso por certo pregador há mais ou menos 600 anos AC, quando disse: “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol”, portanto, creiamos, tudo irá passar.

Enquanto escrevo estas linhas, observo pela janela um misto de chuva impertinente que não deseja ir-se embora, com a tentativa desesperada de um sol esmaecido que deseja ficar apontando uma nova estação.

A terra sempre sofreu por conta da ação desesperada e continuada do homem. Desmatamentos, construções irregulares, descaso político na falta de saneamento básico podem ser citados como alguns dos menores fatores que catalisaram toda a tragédia a que temos assistido.

O pior de tudo é que o homem continua a fazer como diz o velho e conhecido adágio “Enxerga, mas não quer ver”. Prefere sublimar as catástrofes como esta, sem refleti-las, e não aprende com os seus próprios erros.

Como falou Saint-Exupéry, a “terra nos resiste”. Diria eu ainda “resiste bravamente”, pois há muito tempo ela tem apontado os sinais de saturação e de dores, mas a cegueira humana tem feito com que ela seja esquecida.

O texto bíblico escrito pelo Apóstolo Paulo, fala que a terra sente agora dores de parto. Não poderia eu falar destas dores porque jamais as senti nem tampouco um dia as sentirei, mas quem já as vivenciou sabe do todo o incômodo e sofrimento causado por elas.

Segundo as parturientes, as dores sentidas são as piores que existem, mas depois de passadas são esquecidas e não mais lembradas.

As dores da terra e seus habitantes, nos últimos dias, são o reflexo daquilo que o homem tem feito pelo mundo em que vive. Este homem ao invés de aprender com os seus erros e preservar e cuidar da terra onde vive ele a tem oprimido, usurpado seus bens e tomado seus espaços.

Todos nós devemos apoio àqueles que sofrem com esta tragédia, mas enquanto as mãos estiverem ocupadas no auxilio dos que necessitam, nossas mentes devem ocupar-se em refletir sobre tudo isto e sobre aonde deseja o homem chegar.

Aja! Mas não se esqueça: Reflita!

Fique em Paz!

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...