segunda-feira, 28 de julho de 2014

CERTO OU ERRADO?



Conta-se a história de um mestre que testou a honestidade dos seus discípulos para lhes confiar uma missão fazendo a seguinte pergunta: O que vocês fariam se estivessem andando por uma estrada e achassem uma bolsa cheia de dinheiro?

O primeiro discípulo respondeu imediatamente: “Eu a devolveria ao dono”. Pensou então o mestre consigo: “Será que ele realmente pensa assim?”.

Em seguida disse outro: “Eu ficaria com o dinheiro se ninguém me visse encontrá-lo”. Pensou o mestre consigo: "Este mostrou ter um coração fraco".

Por fim, disse o terceiro discípulo: “mestre, para ser honesto, creio que eu poderia até ficar tentado a guardá-lo, no entanto, eu pediria a Deus que me desse forças para resistir a tentação e buscar fazer a coisa certa”. Então pensou o mestre consigo: "Eis o homem no qual posso confiar".

Esta metáfora pode, sobre muitos aspectos, discutir sobre a essência do ser humano e sobre as suas intensões diante de muitas escolhas que pode fazer durante a vida.

Na epístola de Tiago 1:14-15, lemos que “as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.” (NTLH), quer dizer, é pelo desejo que brota do coração que os maus desejos podem, ou não, tornarem-se realidade.

Diz ainda o texto bíblico que “esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte” (vs.15). Quer dizer, entre o desejar e o executar o ato existe o amadurecimento da ideia e é neste momento que precisamos recorrer com urgência à presença do Senhor.

Assim, diante dos maus desejos que podem surgir durante a vida é preciso recorrer ao Pai, pois “tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus...” (vs. 17).

Quando Caim sentiu ciúmes do seu irmão Abel por ter oferecido a Deus oferta que foi aceita, diz a Palavra que o Senhor falou a Caim: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7-RA).

O Senhor diz a Caim a ti cumpre dominá-lo, quer dizer, sobre ele estava a possibilidade de escolher se faria o bem ou o mal. Assim, o relato bíblico aponta para a capacidade do ser humano de escolher responsavelmente entre o fazer o bem ou o mal. São escolhas que fazemos e estamos diariamente sujeitos a provas que exigirão decisões sobre fazermos o que é lícito ou ilícito.

Desde as mais simples até as mais complexas situações, precisamos do auxílio e amparo do Eterno para as escolhas que surgirem diante de nós. Estas escolhas determinam sim, em grande parte, o modo como vivemos e, a maneira como procedemos deve estar sempre baseada na Palavra que é lâmpada para guiar os nossos passos, e luz que iluminar o nosso caminho (Sl 113:105).

Deste modo, que a cada dia possamos fazer escolhas que estejam fundamentadas na solidez da Palavra e que em tempos de dúvida possamos recorrer ao Senhor que nos dará a graça de escolher e fazer sempre aquilo que for do agrado Dele.
Fique em paz!

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...