quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

RENOVAÇÃO...

 “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2 

Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que temos de descobrir novos valores, novas maneiras de encarar as dificuldades e resolver os problemas. Quando passamos por um momento de decisão, tristeza, angústia ou enfermidade, Deus nos dá a oportunidade de rever valores que até então acreditávamos que fossem imutáveis. Em nossa vida, nem todas as coisas devem ser inalteráveis, à exceção daquelas que podem nos dar mais saúde, disposição, força para o trabalho e que busquem, principalmente, colocar todas as coisas no centro da vontade de Deus.

.

Nesta caminhada por mudança precisamos muitas vezes agir mais pela razão do que pela emoção. O texto de Paulo aos romanos fala-nos de um culto racional, de uma experiência que está além de um mero emocionalismo. A palavra racional no texto original grego é "lógicos", o que significa dizer que o uso dos nossos corpos deve ser caracterizado por uma devoção consciente e inteligente, resultado de uma vida que se dispõe a Deus, à Sua vida e ao Seu serviço.

.

A fé bíblica não exclui a emoção, mas se sustenta na razão que nos aponta caminhos seguros sustentados na Palavra de Deus. Nesta caminhada de fé, muitas vezes precisamos mudar de hábitos, o que realmente pode não ser fácil. Muitas vezes precisamos aderir a novos conceitos e valores, no entanto, como o Apóstolo Paulo nos ensina é necessário que experimentemos a mudança em nossas vidas, uma renovação espiritual, física e mental.

.

O teólogo João Calvino afirmava em seus sermões que “o evangelho não é uma doutrina da fala, mas de vida”, o que significa dizer que nossas ações devem sempre falar mais alto do que as nossas palavras. Nestes tempos em que as palavras mudam tão rapidamente e em que elas muitas vezes são questionadas, é indispensável que nos apeguemos à Palavra da verdade. A renovação da mente não deve estar condicionada somente ao que desejamos mudar, mas essencialmente àquilo que Cristo deseja mudar em nós. Esta mudança somente ocorre naqueles corações que sinceramente se devotam a mudança e esperam que ela ocorra a cada dia.

.

Blaise Pascal certa vez afirmou que na nossa vida pode haver dois excessos perigosos. O primeiro deles é o excluir a razão e o outro é admitir apenas a razão. A igreja de Cristo haverá de se destacar na sociedade mais pelo seu testemunho sério e comprometido com a Palavra do que com as meras falações vazias que se difundem por aí. 

.

Nossa sociedade é marcada pelo relativismo em todas as esferas da existência, afirmando que tudo pode ser questionado e mudado a qualquer tempo e cada um é plenamente capaz de criar seus próprios conceitos de vida e os direcionamentos que deseja tomar.

.

Jesus certa feita afirmou que a verdadeira liberdade só é conhecida através da mensagem do evangelho “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Esta verdade libertadora se manifesta na Palavra e somente nela, e, a partir Dela, e, para Ela que devemos mudar.

.

Não é tarefa fácil, afinal exigirá de nós constante esforço e empenho, no entanto, os resultados são recompensadores e eu e você já podemos desfrutar deles a partir de agora. Fique em Paz!

.

Matheus Felipe Santiago.

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...