terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

QUE FUTURO SERÁ? Por Matheus Santiago

Publicado no Jbfoco em 08/01/2009

A cada novo ano surgem novas expectativas e novos projetos. Um ciclo se encerra, e junto dele a aurora de um novo dia repleto de esperanças e realizações onde se espera que os problemas existentes sejam resolvidos e bênçãos maiores surjam.

É sempre muito bom esperar empreender, construir, fortalecer e reedificar o que caiu. Melhor ainda é ver diante de nós o resultado daquilo que projetamos.

Quando se alcança êxito ante um empreendimento simples, têm-se a impressão de que também se poderá alcançá-lo na realização de outros feitos. No entanto, isto nem sempre pode acontecer.

É evidente que ninguém espera vivenciar problemas ou grandes dificuldades em sua vida. É próprio do ser humano esperar receber sempre boas dádivas.

Mas o que fazer quando os problemas se tornam inevitáveis? Quando não podemos controlá-los e quando surgem independentes de nossas vontades? É certo que muito pouco ou quase nada se pode fazer.

O filósofo Francis Bacon falando acerca do tempo em que vive o homem, afirmou: “O futuro do homem está oculto no seu saber”. A Bíblia assevera que “... se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não o sabe o homem. Tudo lhe está oculto no futuro” Eclesiastes 9:1.

Para nós seres humanos, o tempo vindouro sempre será uma incógnita, uma dúvida, um mistério. Nossa incapacidade de prevê-lo mostra-nos que de fato somos insignificantes.

Por mais que a vida moderna nos dê a impressão de que tudo está sob controle, na verdade não está. Quanto mais a ciência e o conhecimento humano aumentam, mais se tornam crescentes também as incertezas do homem. Quanto mais a humanidade sabe acerca de si mesma, mais dúvidas têm e menos feliz é.

Jesus advertindo seus discípulos quanto a ansiedade que o homem poderia enfrentar ante este fato, advertiu-os de que não deveriam se inquietar com o dia de amanhã, porque “... o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” Mateus 6:34.

Diante de tal verdade aprendemos que o futuro pode até ser planejado, sonhado e refletido, no entanto, planejar, sonhar e refletir, não nos dá condições de saber e conhecer efetivamente o que acontecerá em nossas vidas.

É importante planejar o futuro sem esquecer do passado e das lições que ele nos traz. Sonhar com o futuro é bom, mas não devemos nos esquecer de que nossos pés devem estar fixos no chão do presente. Refletir também é salutar, mas a ação deve ocorrer concomitante a reflexão, afinal ninguém pode viver a divagar sobre a vida e suas vicissitudes.

Somente assim é que podemos vislumbrar em parte o futuro que teremos. Aprendendo com o passado, planejando e sonhando com o futuro, mas agindo no presente.

Planeje, sonhe e aja em 2009. 

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...