quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Simonias modernas e o banco da fé!


O historiador March Bloch disse certa feita que “o homem, não se duvide, também muda, na sua mentalidade e, quiçá, também no mais profundo do seu ser físico”.

O estudo da história nos mostra que por mais que as circunstâncias e situações mudem com o transcurso dos anos as motivações humanas são sempre muito semelhantes.

Isto me dá a certeza de que a humanidade nestes últimos tempos pode ter mudado sobre muitos aspectos, mas continua deixando aflorar do seu interior aos outros aquilo que não gostaria jamais experimentar para si mesma.

Olhamos e julgamos os outros sempre a partir do que somos e não a partir daquilo que os outros são. Foi por esta razão que muitas vezes a religião se tornou perseguidora em muitos momentos daqueles que lhe opuseram ou questionaram.

Ao olharmos para o Cristo bíblico encontramos muitas vezes um Cristo diferente daquele pregado em muitos púlpitos país a fora. O que se vê por aí é um Cristo que somente atende a pedidos e desejos de homens e mulheres desesperados por verem cumprir seus sórdidos desejos.

Dia desses passava em frente a um galpão de curas e milagres, que pretenciosamente alguns ousam chamar de igreja e me chamou atenção uma cena inusitada.

Enquanto um homem à frente falava e gesticulava ininterruptamente, diante dele um número expressivo de pessoas colocava suas mãos sobre as cabeças como se estivessem sendo rendidas diante de um assalto.

O pregador usava a Bíblia como pretexto para o seu discurso e as pessoas que lá estavam em algum momento deixaram algum valor, na esperança de, no mínimo, receberem a mesma parte com uns jurinhos a mais.

É o banco da fé! Como uma bolsa de valores da religião, onde você deposita e espera, porque como dizem estes falsos discursos: quanto mais se dá mais se recebe.

O que mais me estranha é ver que mesmo com tanta informação e conhecimento como possuí em nossos dias, as pessoas se dobram em busca das simonias modernas.

Ao tempo da reforma do século XVI uma das realidades mais questionadas era a venda da simonia. A simonia era a venda de coisas sagradas ou espirituais. O nome veio do Simão o Mágico que tentou comprar do apóstolo Pedro o dom de conferir o Espírito Santo.

Infelizmente é duro reconhecer que realidades como estas persistam em nossos dias e que o crescimento é vertiginoso e cada vez mais comum Brasil a fora. Parece que a mensagem mais elementar deixada por Cristo seja tão esquecida e tão pouco praticada: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

As mentiras pregadas em muitos púlpitos da atualidade parecem-me mais aguilhoar e condenar pessoas do que efetivamente se disporem a auxiliar pessoas no caminho do conhecimento de si mesmas e de Deus. Quiçá possamos em tempo não muito longínquo encontrar um fim a todo este percalço a fé que tem se espalhado virulentamente em nossa nação.

Matheus Felipe Santiago, pr.

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...