segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DO HUMANO AO DIVINO

É da gênese humana confundir a imagem do divino e sagrado ao humano.

O livro do Êxodo traz-nos a narrativa do povo de Israel que após ter saído do Egito, tendo à frente Moisés, vagou por 40 anos rumo à terra que manava leite e mel.

A peleja era grande e aquele povo enfrentou toda a sorte de problemas pelo caminho, no entanto, Deus sempre providenciou o necessário para que eles pudessem sentir-se cuidados física e espiritualmente e de coração agradecido ao que Deus ia realizando durante o caminho.

A história nos conta que em certo momento Deus fala a Moisés que ele suba no monte Sinai a fim de receber as tábuas da lei. Enquanto Moisés estava longe, o povo, que olhava mais para as mãos de Moisés do que para Deus, creu que estava perdido e buscou fundir em ouro um bezerro a fim de que eles tivessem para quem olhar e confiar.

Olhar para pessoas e coisas continua sendo ainda o grande e pesado fardo que muitos levam sobre seus ombros. Homens e mulheres são propensos a acreditar que palavras e ações humanas estão acima de qualquer coisa.

Criam-se novas igrejas onde a Palavra é trocada por placas com fotos dos seus donos. É o apóstolo, é o bispo, é o pastor. Para estes, importa seguir aos homens e não a Cristo. Muitos andam peregrinando atrás daqueles mercenários que os possam agradar e ovacionar. São manhosos, cheios de arrogância e débeis espiritualmente.

Falam de Cristo, mas não o conhecem. Suas palavras passam ao largo do coração destes tais, porque não mudam de vida e não buscam refletir a imagem dAquele que deixou-nos o exemplo para seguirmos os seus passos. Ao contrário, andam batendo de porta em porta em busca do melhor sermão, do melhor milagre e do melhor agrado.

Cristo deixou-nos uma solene advertência quando falou ao homem que desejava segui-lo, mas que disse: Senhor deixa-me fazer isto ou aquilo. Cristo disse: se alguém deseja seguir-me e prende seus olhos àquilo que é humano, não é digno de ser meu seguidor. Disse mais: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

Assim, não são placas denominacionais, não são lideres religiosos, nem tampouco templos feitos por mãos humanas que conduzem o ser humano a verdadeira vida com Deus.

Vida de fé é vida que liga nossa existência a de Deus. Quem não vive assim não sabe o que é viver para Cristo e em Cristo.

Fique em Paz!

Matheus Felipe Santiago

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...