quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PONTO DE VISTA. Por Matheus Santiago

Publicado no JBFoco em 06-11-2008

Conta-se a história de certo homem, dono de um pequeno sítio, amigo do escritor e poeta Olavo Bilac, que o abordou na rua dizendo:

Sr. Bilac preciso vender o meu sítio que o Senhor bem conhece. Pode redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou papel e caneta, e escreveu:

Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer; com extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes na varanda.

Tempos depois o poeta encontra o amigo e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.

Nem penso mais nisso - disse o homem.

Quando li o anúncio e percebi a maravilha que tinha, desisti imediatamente de vender aquele paraíso!

Esta história ilustra bem a realidade da vida de algumas pessoas. Insatisfeitas com o que tem e são, correm atrás do vento à procura de coisas novas a cada instante.

Com muita facilidade se desfazem de valores pessoais, bens morais e familiares que são incalculáveis. Deixam de aquilatar as pequenas coisas da vida para dar mais importância apenas àquilo que “aparentemente” possui maior valor.

 No evangelho de Mateus 6:28b-29 Jesus ensina: “Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles”. Por meio deste emblemático exemplo Jesus deixou claro que nem toda a riqueza e suntuosidade da vida de um rei podem ser comparadas à bela singeleza de um lírio do campo.

Dependendo do lado em que se está, e do modo como se vê determinada situação, uma realidade pode ser boa ou ruim. É importante que, antes que você se desfaça de um “bem” tão precioso como o sítio daquele amigo de Bilac, que você avalie seu ponto de vista.

Procure, insista, reflita sobre a forma como você vê as coisas que lhe cercam e certamente muito mais valor você encontrará. Nos dias de hoje casamentos são desfeitos, relacionamentos rompidos, tudo em decorrência da falta um novo ponto de vista, uma nova maneira de se ver as realidades que cercam a vida.

O verdadeiro valor das coisas que se tem é dado por você mesmo. O que normalmente ocorre é que uma pessoa dá mais valor àquilo que tem quando os outros dizem que o que você possui tem valor.

Um grande exemplo sobre ponto de vista está na vida do pintor holandês Vicent Van Gogh (1853-1890).

Van Gogh, enquanto viveu não acertou em nada. Teve uma vida marcada por inúmeros fracassos. Era um homem frustrado e não recebeu nem uma honra sequer durante toda a sua existência. Viveu internado por muito tempo em um hospício, pois mal conseguia adaptar-se a vida regular de um homem da sua época. Aos 37 anos, acometido de uma doença mental, suicidou-se.

Hoje, seus quadros não custam menos de 43 Milhões de Euros. Então surge a pergunta: onde está realmente o valor do que se faz ou se possui? Pense bem, reflita e agradeça a Deus todos os dias pelo que você possuiu e pelo que você é.

Se você não consegue fazer isso, peça a Deus que lhe ajude a mudar seu ponto de vista. Certamente seus olhos se abrirão para ver toda beleza que lhe cerca. Fazendo isso, sua vida vai mudar.

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...