quarta-feira, 18 de março de 2009

QUE MURO TE CERCA? Por Matheus Santiago.

Há algum tempo atrás andando pela universidade onde estudo, li uma pequena frase escrita numa das paredes que se destacou entre as demais coisas que lá estavam pintadas e escritas. Vi a seguinte inscrição: “Que muro te cerca?”. Confesso que esta pequena e quase insignificante frase saltou aos meus olhos e passei a refletir sobre o seu real significado. Pensei durante alguns instantes, mas logo depois segui adiante e esqueci-me dela. Tempos mais tarde, lendo o evangelho de João, encontrei a passagem sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando montado em um burrinho, atraiu uma multidão de pessoas que o receberam com honras de um rei. Os fariseus (seguidores obstinados da lei de Moisés), sabendo de todas as coisas que Jesus estava realizando, armavam-lhe “ciladas, a fim de o apanharem em alguma coisa que dissesse” Lucas 11:54. Na verdade, tudo isso porque Ele foi além. Jesus foi muito mais além do que qualquer outro homem na história pudesse ir. Transformou água em vinho em uma festa de casamento (João 2:1-12); conversou com uma mulher que fazia parte de um povo rejeitado pelo seu (João 4:1-18); alimentou uma multidão (João 6:1-15); ressuscitou um homem (João 11:1-46), teve como discípulos homens e mulheres de diversas classes e origens sociais entre tantas outras coisas. Rompeu os muros da discriminação, do juízo temerário, da frieza espiritual e da intolerância religiosa.
Andou com gente excluída socialmente, desde o muito rico até o mais pobre, porque desejou reconduzir os homens que estavam alienados em seus próprios mundos à presença de Deus. Seria impossível alguém ver e encontrar a Jesus e não sentir-se tocado pelo seu modo de ser e sua maneira de agir. Ele incomodava as autoridades religiosas de sua época, porque não fazia distinção de pessoas nem tampouco de suas origens, como era comum naquele período. Jesus afirmou que aqueles que o desejassem seguir deveriam “fazer a vontade do Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21), abandonando todos os muros que impedem alguém de crescer em direção a presença de Deus. Hoje, muitos muros podem nos cercar. Alguns são os mesmos muros que Jesus transpôs e que também são colocados diante de nós para os transpormos. Antonio Vieira certa feita afirmou que “Os muros, como o cinto, não são muros enquanto se não fecham”. Sabemos ainda que todos os muros têm um acesso de entrada e saída, um portão ou uma porta que permitam a quem passa por eles, encontrar novas realidades. Jesus afirmou “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9). Somente por meio de Cristo poderemos transpor os muros que estão diante de nós, e caminhar para uma nova vida, uma nova visão, onde apenas o fazer a vontade do Pai será a nossa vontade. Transponha os seus muros, passando pela porta que é Jesus.

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...