segunda-feira, 24 de junho de 2013

O BRADO RETUMBANTE!


Nesta última semana assistimos inúmeras manifestações País a fora por mudanças na sociedade. Das grandes capitais às pequenas cidades do interior, tem-se visto uma grande mobilização popular que clama por mudanças na economia, política, saúde, educação entre tantos outros clamores. Há muita verdade em toda esta mobilização, mas também mentira, afinal não são apenas os bons que caminham pelas ruas e que desejam transformações, mas arruaceiros oportunistas veem neste tipo de movimento oportunidade de transtornar e criar o caos.
Tenho dito para alguns próximos de mim que mudança exterior principia com mudança interior. Nada adiantam os alardes, placas, faixas e grandes marchas se aqueles que estão às ruas não mudam primeiramente em suas vidas. “É óbvio que todos precisamos de mudança”, alguém dirá, mas enquanto não buscarmos a mudança na origem, o fim não terá propósito e terá sido apenas um movimento em vão.
Admira-me o fato de que muitos destes que vão as ruas questionar os exorbitantes gastos que o nosso País tem empreendido com os megaeventos esportivos, sejam aqueles que aplaudem a seleção brasileira, que saem mais cedo do trabalho em dias de jogos, que mudam as rotinas das suas vidas em prol dos festejos de times de futebol em todo o Brasil.
Só há Copa no Brasil, porque existem os expectadores. É a dinâmica antiga do “Pão e Circo”. A política do “panem et circenses” ficou conhecida como o modo pelo qual os líderes romanos lidavam com o povo para mantê-lo devotado à ordem estabelecida e conquistando seu apoio. Não sou contra o futebol, longe de mim isso, mas no Brasil a regra do Pão e Circo não tem sido diferente e o futebol, há muito, se tornou o alimento da Patuleia Ignara (O povo que ignora os fatos). Enquanto isso o País sofre vilipendiado pela usurpação dos seus líderes e pela indiferença de um povo que parece que agora quer se despertar.
Será que há tempo? O que se pode dizer... A grande verdade é que o problema não está no arbusto, mas sim no raizeiro que se esconde por debaixo da terra, afinal desde a antiguidade a Bíblia nos fala que a corrupção e o erro têm se estendido e de modo virulento atingindo toda a terra.
A Bíblia nos informa através do profeta Oseias, que exerceu sua atividade profética entre os anos 750 e 730 a.C, que já naquele tempo: “... o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. Por isso, a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem” (4:1-3).
Tanto o povo quanto os sacerdotes no tempo de Oseias estavam corrompidos e perdidos em seus próprios caminhos pelos erros replicados tanto de um lado como de outro. A humanidade não consegue mudar a humanidade. Podem-se mudar coisas pontuais e por tempo provisório, mas depois tudo se repetirá. O que aconteceu antes, vai acontecer outra vez. O que foi feito antes, será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo. Será que existe alguma coisa de que se possa dizer: “Veja! Isto nunca aconteceu no mundo”? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos (Ec 1:9-11).
Será que a nossa postura diante destes fatos deve ser de passividade? Claro que não!  Nós temos a responsabilidade de orar pela nossa cidade, pelo nosso País e por aqueles que nos governam, conforme nos orienta a Bíblia. No entanto, não podemos nos calar e a melhor forma de se mudar uma sociedade é iniciando a transformação de dentro para fora, quer dizer, uma mudança interior que se inicie em nós mesmos e naqueles que estão ao nosso redor. A verdadeira mudança é aquela que parte de dentro para fora. Somente uma nação que conhece ao Senhor pode ser realmente feliz! Salmos 33:12.
Por fim, se por alguma razão eu for às ruas farei um cartaz onde esteja meu brado retumbante: QUE A MUDANÇA COMECE EM MIM... QUE A MUDANÇA COMECE EM VOCÊ! Fique em Paz!
Matheus Felipe Santiago
Publicado no Boletim nº366, ano VIII da IPBiguaçu em 23/06/2013.

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...