quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TEIAS DE ARANHA. Por Matheus Santiago.

Publicado no Jornal Biguaçu em Foco em 22-05-2008
"[Eles] tecem teias de aranha" (Isaías 59:5) Charles Handdon Spurgeon, grande pregador do século XVIII, utilizou o relato bíblico de Isaias 59:5, para falar da religião hipócrita e de como ela pode se tornar uma teia da aranha. Para Spurgeon a religião hipócrita é aquela que amofina os seus seguidores, fazendo com que o seu propósito seja apenas um: apanhar mais uma vítima. Desde os primórdios da civilização vê-se que a hipocrisia lança suas teias por todas as esferas da sociedade, na religião, na política, na família, na justiça. Hipocrisia é o mesmo que falsidade, dissimulação. Hipócrita é aquele que não age segundo a maneira que acredita. Tal como uma teia de aranha assim é a hipocrisia lançada de homens para homens. Ela faz com que petulantemente uma mentira se torne uma verdade convincente. Uma teia de aranha é uma maravilha da natureza. Ela é muito bem preparada, aparentemente muito resistente. Seu propósito é apenas um: capturar alimento. Toda a teia de aranha é constituída no interior da própria aranha. Pode-se daí, traçar uma paralelo, pois a hipocrisia seja religiosa, política, familiar ou qualquer outra, nasce do próprio homem que a utiliza para tecer redes de mentira e aparência. Todo o hipócrita cria e defende idéias dele para ele mesmo. Lavra os fundamentos de casas que não lhes servirão para morada, mas sim para convidar outros a nela morarem e serem por elas destruídas. No livro de Eclesiastes 8:11, encontramos o motivo pelo qual a hipocrisia está cada vez mais difundida na sociedade: “Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal”. Esta é a convicção de todo o hipócrita, convicção de que por mais que ele minta, engane, seja dissimulado, ele não será pego. Não obstante, é bom lembrar que uma teia não é tão resistente quanto parece, uma vez que não é capaz de resistir à intervenção das vassouras ou de qualquer outro objeto que a destrua. A aparente segurança e resistência de uma teia podem ser transformadas em uma armadilha impossível de ser desmontada. É preciso dar um basta na hipocrisia. É preciso lutar contra ela, ainda que pareça oportuna e salutar. É preciso incentivar as crianças, jovens e adultos, a serem transparentes, verdadeiros, íntegros. É preciso defender o fato de que ser verdadeiro, honesto, íntegro, não devem ser virtudes raras, vividas apenas por alguns poucos, ao contrário, devem ser realidades existentes e defendidas por todos. Fique em Paz!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Noite!
Rev. Matheus,realmente a religião dos profetas da mentira tem se estendido neste nosso país como uma teia de aranha para capturar todos quantos esses profetas possam comer seus míseros ganhos ou ,nalguns casos, suas vultosas riquezas.Que Deus nos levante como boca dele!]Um abraço!!

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...