quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Aylan Kurdi e o menininho de Dostoiévski

A imagem vinda à mente foi do conto de Dostoiévski (1821-1881) – “A árvore de Natal na casa do Cristo”, onde havia um “menininho”, como era chamado, com 6 anos. Aylan Kurdi, era o menino sírio de 3 anos encontrado morto numa praia da Turquia dias atrás. Os dois meninos estão separados por 139 anos, contudo, as denúncias são análogas e próximas de nós, mas invisibilizadas por muitos.
A morte de Aylan é fruto de uma guerra atroz na Síria há anos e recém-arrasada pelo “Estado Islâmico”. A família Kurdi, desesperada fugiu para não ser tragada pela guerra, mas acabou tragada pelo mar. Na história de Dostoiéviski, é denunciado um contexto social desumano, após o “menininho” se deparar com a morte da mãe num porão frio numa manhã de Natal. O “menininho” busca espaço numa sociedade abastada, contudo ignorante ao sofrimento alheio. Vê pessoas aquecidas e divertidas, mas ninguém o permite desfrutar um pouco de toda fartura. Aylan e o “menininho” retratam sociedades indiferentes e “encurvadas em si mesmas”.
O irmão de 5 anos e a mãe de Aylan, morreram na travessia infausta do mar, sendo o pai o único sobrevivente. Aliás, dezenas de crianças, homens e mulheres perecem pela inabilidade humana de procurar a paz e empenhar-se por alcançá-la. Creio que a comoção por Aylan teve a ver com o modo como ele foi encontrado na beira do mar, como se estivesse dormindo de bruços, enquanto o “menininho” de Dostoiéviski foi achado morto junto a um monte de lenhas. Tais histórias entrecruzam-se e apontam precisa reflexão sobre a humanidade e nossas expectativas sobre ela.
O consumismo desenfreado corre célere atualmente. O tempo presente coisifica pessoas e personifica coisas. É preciso refletir sobre os rumos da humanidade. Não podemos crer que isso seja um problema de lá, do Oriente Médio, da Europa ou de outro lugar. Tal realidade bate à nossa porta.
O “menininho” de Dostoiéviski reencontra sua mãe no céu, onde diz que lá terá o que não teve em vida, como a árvore de natal que ele viu na vitrine e não pode se aproximar. Existe um possível hoje e precisamos fazê-lo sem contemporizar, não vivendo tão concentrados na satisfação das vontades, nem tampouco exercendo uma fé apenas para o além, no imponderável céu.

Deste modo, hoje, ouviremos deles: “porque eu tive fome, e vocês me deram de comer; eu tive sede, e vocês me deram água; eu era um estranho, e vocês me convidaram para suas casas”. 

Publicado em 12/09/2015 no Jornal Notícias do Dia:

Nenhum comentário:

RENOVAÇÃO...

  “...transformai-vos pela renovação da vossa mente ...”. Rom 12.1-2   Cada situação nova que vivemos em nossa vida é a oportunidade que t...